sexta-feira, 21 de agosto de 2009

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

                 Aula do dia 21/08/2009 
3000aC

O Homem primitivo praticava uma contabilidade rudimentar ao contar os instrumentos de caça, pesca e seus rebanhos.
Mas foi na Mesopotâmia entre os rios Tigres e Eufrates atual Iraque é que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais.
O Homem começa a registrar seus patrimônios é a origem do diário.
Os séculos passam surgem novas civilizações em torno do baixo Nilo na planície de inundação a agricultura floresceu e com ela um povo que deixou seu legado até os dias de hoje os Egípcios.


O papiro colhido nas margens do grande rio onde os escribas registravam os movimentos eram os primeiros livros contábeis.
Dos Portos de Tiro e Sidom os Fenícios navegavam pelo mediterrâneo expandido suas redes de comercio, foram eles os primeiros a desenvolverem as trocas com base monetárias e simplificaram os registros por símbolos.


100aC

Da Península Itálica vieram os romanos, nascia o maior império e o mais desenvolvido império da antiguidade, que se expandiu por toda Europa norte da África e Oriente Médio, conquistando povos e nações levando a paz romana e o que se pode chamar de sistema jurídico de contabilidade organizado.
Mais impérios nascem crescem e morrem e com Roma não foi diferente. Os bárbaros invadiram a península os sons das batalhas ecoavam-se por todos cantos, era a queda do império romano.

1201DC Final da idade média e o renascimento

Os árabes ao invadirem a península ibérica trouxeram obras manuscritas de contabilidade que muito influenciaram o comércio na grande Europa. Comercio esse que floresceu nas cidades de Veneza, Genova, Florença e Pizza. Os comerciantes necessitavam de uma escrituração capaz de refletir os interesses dos credores e investidores e que era ao mesmo tempo útil nas relações consumidores e fornecedores.
A sistematização da contabilidade estava a caminho.
Também as artes e a ciência se desenvolviam o mundo deixava a idade das trevas era o renascimento, e com ele a figura de Lucca Paccioli frade franciscano autor de uma obra que expõe o método das partidas dobradas principio contábil segundo o qual todo lançamento a crédito em uma conta faz que surja uma outra conta onde é registrada a mesma importância a débito.




1500dC

Com o descobrimento do Brasil institui-se o governo geral, chegaram os provedores da fazenda que acumulavam esse cargo com o de contador, eram nosso primeiros colegas em solo brasileiro. Com o desenvolvimento da colônia cartas régias começaram a regulamentar os princípios contábeis, instituíam cargos e funções na administração fazendária.
Em Portugal em 1770 foi baixada a lei que regulamentava o exercício da profissão contábil e a partir da vinda da família real para Brasil, iniciava-se o ensino contábil em terras brasileiras com instalação em 1810 da aula de comércio da corte. A partir daí novas escolas eram fundadas disseminando o ensino e desenvolvendo normas e métodos.
A mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil que se tem noticia no Brasil é a Associação dos Guarda-Livros da Corte, fundada em 18 de abril de 1869 na cidade do Rio de Janeiro. A classe contábil se organizava.
Em 1905 os diplomas da Academia do Comércio do Rio de Janeiro e da Escola Pratica de Comércio de São Paulo eram reconhecidos como oficiais. De lá para cá se observa umas historias de lutas com a fundação de Associações Profissionais, Sindicatos e Institutos e em todos esses organismos estavam o fio condutor que levariam a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade.
Em 1924 realizava-se no Rio de Janeiro o primeiro Congresso de Contabilidade que enfático ao recomendar a aprovação de uma lei para regulamentar o exercício da profissão.
Mas para chegar a esse objetivo foi preciso uma grande luta e que não faltaram idas e voltas de projetos que eram apresentados e não apreciados. Finalmente o Presidente Eurico Gaspar Dutra através do Decreto Lei 9.295/46 reconhecia uma das profissões mais antigas do Brasil, devemos tudo isso a ao Professor Francisco D’Áurea, Professor Frederico Herman, Senador João Lira, Professor Hilário Franco e outros com seus trabalhos incansável ajudaram a consolidar a profissão.

Instrumentos Auxiliares
Mas o homem ao decorrer dos séculos sempre fez usa de maquinas e instrumentos para exercício de sua profissão e com os contadores não foram diferentes.
O primeiro instrumento conhecido foi o ábaco surgiu a cerca de 3500 anos atrás, palavra proveniente do grego ábaks que quer dizer contador. O primeiro modelo foi construído com varetas e pequenas bolas sendo que a versão chinesa desenvolvida por volta do ano 2600AC se tornou a mais conhecida.
Antigamente os livros eram copiados a mão por monges nos monastérios medievais.
Entre os anos de 1450 e 1455 Gutenberg criou a primeira prensa que foi utilizada até meados do século passado para colar as folhas e gelatinas dos livros diários.
A primeira máquina auxiliadora de calculo apareceu em 1642 com o francês Blaise Pascal.
Datilografo ou mecanográfico esse é o nome técnico da maquina de escrever inventado em 1714.
Com advento de tecnologias modernas as maquinas de escrever foram aos poucos substituídas por computadores